História da Galeria dos Uffizi: Século XVI
A Galeria dos Uffizi nasce em 1581 por vontade do Grão-Duque Francesco I de' Medici, filho de Cosimo I, em base ao desenho de Giorgio Vasari, um dos maiores exponentes da arte do século XVI e do qual este projeto foi a maior obra-prima. Os Uffizi, como sugere a própria palavra, surgiram para acomodar a sede burocrática dos vários sistemas judiciários, num único local, adjacente ao Palácio da Senhoria (Palazzo della Signoria) e estendido até o rio Arno. O corpo arquitetônico em forma de U, entre os mais esplêndidos exemplos de arquitetura renascentista, foi construído rapidamente apesar das muitas dificuldades; na verdade, desde 1560, ano de início das obras, em apenas cinco anos foi construída a maior parte do trabalho e já em 1565, em ocasião do casamento entre Francesco I e Giovanna d'Austria, nasce também o famoso Corredor, denominado Vasariano (O Corredor Vasariano), que conectava e ainda hoje conecta a Galeria com o Palácio Pitti (um tempo palácio real dos Médici), passando ao longo do rio Arno e sobre a Ponte Velha (Ponte Vecchio).
Na realidade, portanto, a Galeria nasceu com um objetivo bem diferente daquele que resultou ter já poucos anos após a sua construção e a primeira testemunhança do uso destes novos ambientes como exposição de obras de arte ocorreu em 1581.
Em 1584 surgiu, por obra de Buontalenti (arquiteto sucessor de Vasari), a reluzente Tribuna Octogonal com o seu original significado cosmológico: no ápice encontramos um cata-vento externo conectado a uma lanceta interna que alude ao Ar; a cúpula incrustada de madrepérolas com a Abóbada celeste é a Água; o estofamento vermelho ao Fogo, enquanto que os outros elementos relembravam Florença e os Médici. No centro da sala é conservado uma maravilhosa mesa octogonal e na exposição atual tentou-se manter a imagem que o ambiente tinha em 1589, tanto que são expostos muitos quadros que encontraram espaço na Tribuna desde o seu nascimento.
Nas salas adjacentes a esta eram conservados, em tempos, instrumentos científicos, encontrava espaço o Arsenal e no final do primeiro corredor encontrava-se a "Sala das Senhoras" (Gabinetto delle Madame) - hoje Sala das miniaturas - onde a Grã-Duquesa conservava as suas jóias e pequenos objetos de arte.
Estas acima-descritas eram as salas do museu mais antigas e variadas em conteúdo .
Do outro lado do edifício se encontravam os laboratórios de artes menores, a Fundição (ou farmácia), onde se destilavam medicamentos, perfumes e até mesmo venenos, enquanto que no final do corredor, acima da Lógia dos Lanzi foi criado um jardim suspenso.
A extraordinária riqueza que a Galeria teve desde as suas origens levava à fruição da arte, que na cidade de Florença sempre foi de domínio público, a uma dimensão privada, ou pelo menos com uma muito restrita, e isto foi justificado pelos Médici como uma necessidade ditada pela vontade de conservação das obras.
Compre bilhetes para o Uffizi
Museus de Florença
Pesquisar no mapa!
Uffizi
Uffizi
FlorençaJardim de Boboli
Jardim de Boboli
FlorençaGaleria da Academia
Galeria da Academia
FlorençaMuseu Nacional do Bargello
Museu Nacional do Bargello
FlorençaMuseu de São Marco
Museu de São Marco
FlorençaMuseu do Palácio Davanzati
Museu do Palácio Davanzati
FlorençaMuseu Stibbert
Museu Stibbert
FlorençaPalácio Velho
Palácio Velho
FlorençaPalácio Pitti
Palácio Pitti
FlorençaGaleria Palatina
Galeria Palatina
FlorençaGaleria de Arte Moderna
Galeria de Arte Moderna
FlorençaMuseu das Pratas
Museu das Pratas
FlorençaMuseu das Capelas dos Médici
Museu das Capelas dos Médici
Florença
O que pensam as pessoas que compraram bilhetes conosco
MARAVILHOSO!!!
Sara
Você é fantástico - velocidade e precisão ao mais alto nível.
agradecimentos!.Uffizi.com graças para o serviço excelente e rápido. Estamos muito satisfeitos.
Barry CashinEm primeiro lugar, quero dizer que nós ficamos muito felizes com Ambos os passeios que fizemos com você. Nós realmente se passear pela Uffizi com Jerry, que é um grande guia, ele realmente nos ajudou a aprender sobre a cronologia e história por trás das obras magistrais, para entender e apreciar bem. Obrigado novamente. Com gratidão e os melhores desejos,.
Daniel GoldbergSuper! Obrigado por seu trabalho!
YanaMuito obrigado pela sua ajuda e por ser tão rápido, também. Você é maravilhoso!
Lynne TaylorMuito obrigado por estragar a nossa visita a Florença. E posso elogiá-lo em suas habilidades maravilhosas de atendimento ao cliente
Alan